Câmara Municipal encerra o ano com pauta totalmente concluída.

views

Num ano que foi marcado pelo trabalho intenso e pelo debate de ideias, a Câmara Municipal de Juripiranga chega ao final do ano legislativo com a sensação de dever cumprido.

Na última sessão ordinária do ano realizada na noite desta quarta-feira dia 20 de dezembro, vereadores se reuniram para analisar os últimos projetos em tramitação na Casa e fechar o ano com os trabalhos da mesa diretora 100% concluídos.

Todos os vereadores estiveram presentes e após a chamada dos mesmos, o presidente Tiago Mariz solicitou que o primeiro secretário da mesa diretora, Caio Neto apresentasse os últimos projetos em trâmite na Casa a fim de serem analisados e discutidos.

Foi apresentado o PL 029/2017 que reorganiza o Código Tributário Municipal e que já havia sido apreciado e aprovado em 1ª votação na sessão anterior, foi para a 2ª discussão e não havendo vereador que quisesse discutir o mesmo foi para 2ª votação, sendo aprovado por unanimidade.

O PL 030/2017 que modifica dispositivos da Lei Complementar 592/2017 que institui o Código de Edificações e Posturas do município de Juripiranga também já tinha sido apreciado e discutido na  sessão anterior e aprovado em 1ª votação e foi levado a plenário para a 2ª discussão e não tendo nenhum questionamentos pelos vereadores o mesmo foi levado a 2ª votação e foi aprovado por unanimidade.

Foram apresentados também os pareceres do PL 031/2017 que dispõe sobre a criação de cargos de provimento efetivo no quadro de pessoal do Poder Executivo que havia sido encaminhado para as comissões competentes. Tanto o parecer jurídico, quanto os pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização foram favoráveis à aprovação do projeto. Em seguida, os pareceres foram levados a discussão e não havendo vereador que quisesse discutir, os mesmos foram aprovados por unanimidade, o que tornou o projeto apto a ser apreciado e votado em plenário. O PL 031/2017 foi então levado a análise da Casa em 1ª e 2ªs discussões, não gerando questionamentos, sendo levados a votação e aprovado por unanimidade em 1ª e 2ª votações.

No Grande Expediente, o vereador Ademilson Chaves falou sobre a situação hídrica de Juripiranga com a escassez de água na barragem que abastece o município, levando ao sacrifício principalmente a população mais carente. Todavia lembrou que a responsabilidade pela gestão da água é exclusivamente do Governo Estadual por meio da Cagepa e que nesse caso, o prefeito e os vereadores pouco podem fazer. Criticou o fato da Cagepa não informar com antecedência sobre a falta de água, o que faria com que as pessoas se preparassem melhor para o momento de colapso. Defendeu a emergencial disponibilização de carros pipa para amenizar a situação do povo. Por fim desejou um Feliz Natal e um próspero ano novo à todos os juripiranguenses.

O vereador Edson Manoel dos Anjos lembrou que o problema da água é fruto de gestores anteriores tentarem buscar água de lugares distantes, tendo segundo ele, água abundante na região, sugerindo então que os responsáveis pela gestão das águas analisassem esta sugestão.

O vereador Caio Neto  enalteceu o fim do ano onde a gestão municipal conseguiu pagar o 13º salário, fruto de um excelente planejamento financeiro do prefeito Drº Paulo Dália e sua equipe, lembrando que outras cidades pagarão o benefício de forma parcelada e outras não conseguirão nem pagá-lo. Parabenizou a gestão por antecipar o calendário festivo da cidade como o réveillon, a Festa de São Sebastião e o carnaval em 2018. Falou do problema da água no município, lembrando que o deputado Efraim Filho disponibilizou uma emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil reais para a perfuração de poços na zona rural e urbana do município, o que vai amenizar os efeitos da falta de água na cidade. Desejou à todos um bom natal e um feliz ano novo.

O vereador Sérgio Cabral aproveitou para agradecer a Deus pela graça de estar fazendo parte da Casa Caio Correia de Araújo, desejando também boas festas e um feliz ano novo aos seus munícipes.

O presidente Tiago Mariz celebrou o ano legislativo parabenizando todos os vereadores tanto de situação quanto de oposição por discutirem e apreciarem os projetos de grande importância para a cidade.  Conclamou os colegas vereadores a se unirem juntamente com o prefeito para tentarem amenizar as dificuldades dos que mais precisam de água, colaborando mutuamente para levar a essas famílias á conseguirem um reservatório de água para os dias de escassez como estes que estamos vivendo. Fez um apelo para que as pessoas saibam administrar o uso da água em tempos de seca usando-a de forma responsável.

Finalizou a última sessão do ano desejando para toda a população um feliz ano novo para todos, prometendo mais trabalho e empenho no ano de 2018.