Dia do Espiritismo é aprovado em sessão ordinária.

Vereadores se reuniram na noite desta quarta-feira dia 14 de março na Câmara Municipal de Juripiranga, em sessão ordinária para analisar matérias em tramitação na Casa.

Todos os vereadores compareceram a sessão, sem exceção.
Iniciando os trabalhos, o primeiro secretário da mesa diretora, o vereador Caio Neto, fez a leitura da ata da sessão anterior e em seguida fez a chamada dos vereadores.

Na sequência, o presidente da Casa, o vereador Tiago Mariz, solicitou ao primeiro secretário que apresentasse a pauta da sessão.

Foram apresentados então os pareceres jurídicos e da Comissão de Justiça e Redação acerca do PL 002/2018 de autoria do Poder Legislativo pelo vereador Edson Manoel dos Anjos que institui o dia 18 de abril como sendo o Dia Municipal do Espiritismo, sendo todos favoráveis.

Antes do rito de análise e discussão na Casa sobre o projeto, o presidente Tiago Mariz convidou os representantes do Centro Espírita Joanna de Ângelis para falarem sobre a importância do mesmo.

Para o professor Emanoel, presidente do Centro Espírita, a motivação da instituição do Dia Municipal do Espiritismo se dá em virtude do aspecto histórico da doutrina espírita na cidade que ao longo do tempo presta um trabalho sócio humanitário na cidade. Também ressaltou que a instituição da data não significa mais um feriado no município e sim, um dia de ações sociais, algo que os espíritas já fazem permanentemente, agradecendo a propositura do vereador Edson Manoel dos Anjos em defesa do projeto legislativo.

A professora Maria da Paz, também representante do Centro Espírita, agradeceu o apoio da população e das instituições públicas e privadas que colaboram e prestigiam com as ações da instituição nesses últimos 20 anos e destacou como importante a implantação da data simbólica no calendário municipal.

Abertas as discussões sobre os pareceres, o vereador Edson Manoel dos Anjos destacou o grande trabalho que faz o Centro Espírita na cidade e defendeu a aprovação do projeto.
Os pareceres foram submetidos à apreciação em plenário e foram aprovados por unanimidade, tornando o projeto apto à ser discutido e votado em plenário.

Colocado em plenário em votação única, o PL 002/2018 foi aprovado por unanimidade, instituindo assim o Dia 18 de abril como sendo o Dia Municipal do Espiritismo.

No Grande Expediente, o vereador Ademilson Chaves destacou o aniversário do prefeito Drº Paulo Dália, comemorado no último dia 10 de março. Convidou a população para participar nesta quinta-feira da cerimônia de inauguração do Centro de Reabilitação no piso superior da Policlínica Municipal que contará com a presença do Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. Encerrou a sua fala parabenizando a aprovação do PL 002/2018 que criou o Dia Municipal do Espiritismo, comemorado a partir de agora no dia 18 de abril.

O vereador Caio Neto falou acerca da importância social da doutrina espírita para Juripiranga, lembrando do trabalho humanitário da ex-vereadora e espírita D. Oscarina, que ajudou muito a população mais necessitada, parabenizando o vereador Edson Manoel dos Anjos pela iniciativa de apresentar o projeto.

O vereador Tiago Mariz também parabenizou pela aprovação do projeto e colocou a disposição a Câmara para promover eventos e parcerias com o Centro Espírita, encerrando assim a sessão.