Em sessão ordinária, vereadores aprovam requerimentos e o decreto que institui o projeto “Câmara Itinerante”.

Na manhã desta quarta-feira dia 06 de novembro, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Juripiranga, onde os vereadores se reuniram para cumprir uma pauta recheada de proposituras que estavam em trâmite na Casa.

E o rito protocolar foi seguido, com a execução do Hino da Paraíba, a leitura da Ata da sessão anterior e a chamada dos vereadores.

Com a exceção dos vereadores Sérgio Cabral, que não compareceu, mas justificou a sua ausência, os demais estiveram presentes.

Como pauta na sessão, foi lido o parecer da Comissão de Justiça e Redação sobre o Decreto Legislativo 019/2019, de autoria do vereador Caio Neto, que institui o projeto “Câmara Itinerante”, que tem por objetivo levar as sessões da Casa Legislativa, mais próximas da população, sendo favorável à propositura, e assim levado à discussão, quando o presidente Tiago Mariz fez uma breve explicação e defesa acerca dos objetivos do Decreto que segundo ele visa aproximar ainda mais o Poder Legislativo Municipal da população. Em seguida, o parecer foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade, habilitando o decreto para ser discutido e votado, não tendo vereador que quisesse discuti-lo e submetido à votação, sendo aprovado em votação única, por unanimidade.

Dando continuidade a sessão, foram apreciados os requerimentos legislativos em pauta. O primeiro requerimento foi o de autoria do vereador Caio da Costa Araújo, que solicitava a perfuração de poços na zona rural do município. O mesmo foi levado à discussão e, não tendo vereador que quisesse discutir, o mesmo foi levado a votação, sendo aprovado por unanimidade. O segundo requerimento foi o de autoria do vereador Edson Manoel dos Anjos, que solicitava a construção de quadras poliesportivas em todas as escolas da rede municipal, sendo levado à discussão, onde o autor da propositura justificou-a dizendo ser de grande importância para as escolas do município, sendo assim levado a votação e aprovado por unanimidade. Na sequência, o terceiro requerimento, que foi de autoria do presidente Tiago Mariz, que solicita a construção de paradas de ônibus para os estudantes da zona rural do município. Em discussão, o autor justificou a sua proposta dizendo que as paradas de ônibus na zona rural servirão de abrigo para os estudantes não ficarem expostos ao sol ou a chuva enquanto esperam a chegada do transporte escolar. O requerimento foi então levado à votação e aprovado por unanimidade. O quarto requerimento, de autoria do vereador José Cláudio Cândido, solicitou a construção de uma passagem molhada na zona rural do município, melhorando o tráfego de veículos naquela comunidade. No mesmo requerimento, o vereador solicita a construção de banheiros públicos no centro da cidade na região dos bares próximos a Igreja Matriz, uma vez que no local não existe este equipamento público, o que causa desconforto aos frequentadores dos estabelecimentos. Levado a discussão e não tendo vereador que quisesse discutir, o mesmo foi levado à votação e aprovado por unanimidade.  O quinto e último requerimento apresentado, de autoria do vereador Caio Neto, solicitou a construção de uma unidade escolar municipal na zona rural do município, para atender melhor a comunidade escolar da localidade. O mesmo foi levado à discussão e, não havendo questionamentos, foi levado à votação e aprovado por unanimidade.

No Grande Expediente, o vereador Caio Neto usou a palavra para parabenizar os colegas que apresentaram seus respectivos requerimentos e que foram aprovados por unanimidade, falando da importância das proposituras para o município. Aproveitou também para agradecer a aprovação por parte dos colegas ao Decreto 019/2019 de sua autoria, instituindo a volta do projeto “Câmara Itinerante”, levando as sessões a diversas localidades da cidade, aproximando o Poder Legislativo da população.

O vereador Caio da Costa Araújo agradeceu a aprovação do seu requerimento por parte dos colegas vereadores e parabenizou todos os que tiveram suas proposituras aprovadas.

Por fim, o vereador José Cláudio Cândido parabenizou aos vereadores pelos requerimentos aprovados em plenário, destacando também que o maior beneficiado com a iniciativa dos mesmos é a população de Juripiranga.

E nada mais tendo a tratar, o presidente Tiago Mariz encerrou a sessão.