LDO 2019 é aprovada em 1ª votação em sessão no plenário.

Vereadores se reuniram em mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Juripiranga nesta quarta-feira dia 30 de maio para apreciar projetos em pauta na Casa.

Com a exceção dos vereadores Elton Cirilo, Sérgio Cabral e Rozil Pereira, que justificaram suas faltas, os demais participaram normalmente.

Após a leitura da ata da sessão anterior e a chamada dos vereadores, o presidente Tiago Mariz solicitou ao Primeiro Secretário da Mesa Diretora, vereador Caio Neto, que o mesmo apresentasse o expediente com a pauta da sessão.

Caio Neto apresentou então os pareceres das comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento e Fiscalização, além do Parecer Jurídico da Casa, todos favoráveis ao PL005/2018 que dispõe sobre a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias – para o exercício de 2019.

Em seguida, os pareceres foram submetidos à discussão e votação no plenário, sendo aprovados por unanimidade, tornando o PL005/2018 apto a ser discutido e votado.

Na sequência, o presidente Tiago Mariz submeteu o PL005/2018 à discussão em 1ª votação, não tendo o mesmo nenhum vereador que quisesse discutir, sendo assim votado e aprovado por unanimidade.

No Grande Expediente, como já era esperado, os vereadores usaram a tribuna para refletir sobre os últimos acontecimentos no país que culminaram numa crise sem precedentes. Os vereadores Ademilson Chaves, Caio Neto e o presidente Tiago Mariz foram uníssonos em dizer que a greve dos caminhoneiros causou um efeito destruidor que afetou a economia e os serviços públicos, deixando a população em estado de pânico com a falta de combustível, gás de cozinha e alimentos, já que o país parou.

Se mostraram preocupados com as perdas de arrecadação por conta da greve e que isso vai afetar no repasse do FPM que poderá sofrer uma queda entre 30 e 40%, o que vai ser um desafio para as gestões municipais. Mas também celebraram as últimas conquistas da gestão do prefeito Drº Paulo Dália, que junto aos parlamentares da base de apoio, como o deputado federal Efraim Filho, o senador Raimundo Lira e o deputado estadual Ricardo Barbosa, adquiriu por meio de emendas, recursos destinados a compra de novos veículos para o município, como ambulâncias e carros de apoio para a Secretaria Municipal de Saúde, o avanço na construção da Quadra de Esportes da Escola Municipal Salvino João Pereira e a aquisição de dois ônibus de grande porte para servir a Secretaria Municipal de Educação, investimentos conquistados pelo município nos últimos tempos.

E não havendo mais nada a tratar em plenário, o presidente Tiago Mariz agradeceu a presença e audiência de todos, encerrando a sessão.