PL 014/2018 é aprovado por unanimidade em sessão ordinária.

Vereadores reunidos na noite desta quarta-feira dia 05 de setembro na Câmara Municipal de Juripiranga durante sessão ordinária, analisaram projetos de lei de autoria do Poder Executivo.

Todos os vereadores marcaram presença durante a sessão ordinária que iniciou-se com a leitura da ata da sessão anterior, seguido da chamada dos vereadores.

Em seguida, o primeiro-secretário da mesa diretora, vereador Caio Neto, deu início a pauta da noite, apresentando os pareceres do PL014/2018, que autoriza a abertura de crédito especial no orçamento de 2018. O parecer jurídico e os pareceres das comissões de constituição, justiça e redação e da comissão de orçamento e fiscalização foram todos favoráveis ao projeto, que na sequência foi levado a discussão e análise no em plenário. Não tendo nenhum questionamento por parte dos vereadores, os pareceres do PL 014/2018 foram votados e aprovados por unanimidade, habilitando o mesmo a ser discutido e analisado pelos vereadores em plenário.

Como não houve vereador que quisesse discutir, o PL 014/2018 foi levado à votação, sendo aprovado por unanimidade e encaminhado para a sanção do prefeito.

A Mesa Diretora ainda recebeu o PL 015/2018 também de autoria do Poder Executivo municipal, que autoriza a abertura de crédito especial no orçamento do exercício de 2018, sendo prontamente encaminhado para as comissões competentes que emitirão os seus pareceres sobre o mesmo.

No Grande Expediente, nenhum vereador usou a tribuna, e o presidente da Casa, Tiago Mariz, aproveitou a oportunidade para exaltar o grande empreendimento público que é a construção de uma nova escola de ensino fundamental no município, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, obra orçada em mais de 1 milhão de reais que beneficiará um grande contingente de alunos, que serão abrigados em uma escola com padrão de qualidade estadual. Também parabenizou o Governo do Estado pela reforma das duas escolas estaduais localizadas em Juripiranga, a Escola Teonas da Cunha Cavalcante e a Escola Demétrio Toledo, esta última que era não reformada há 39 anos. Lembrou que por meio de recursos advindos do Estado e do Governo Federal através de emendas parlamentares, o município está conseguindo fazer obras de pavimentação em diversas ruas, o que contribui para a qualidade de vida da população beneficiada. Também falou do investimento da Secretaria de Educação na aquisição de instrumentos para as bandas marciais do município, onde as escolas estão tendo o privilégio de desfilar com suas próprias bandas no desfile cívico do próximo dia 07 de setembro. Exaltou o progressivo avanço do município na nota do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que este ano cresceu novamente, passando de 4.1 para 4.5 no ensino fundamental I e de 3.5 para 4.1 no ensino fundamental II. Festejou também o início das obras do Mercado Público Municipal que se iniciará na próxima semana, contrariando a opinião de algumas pessoas da oposição que pareciam torcer para que a obra não começasse. O vereador Caio Neto, pediu uma parte na fala de Tiago Mariz para destacar que todas estas obras beneficiam muito o município como um todo, trazendo desenvolvimento e gerando empregos para a população.

E não havendo mais nenhuma matéria ou assunto para análise, o presidente Tiago Mariz encerrou a sessão.