PL006/2019 que trata da LDO 2020 é aprovado por unanimidade em segunda votação.

PL 006/2019 que trata da LDO é aprovado por unanimidade em primeira votação.

E a Câmara Municipal de Juripiranga realizou na manhã desta quarta-feira dia 29 de maio, mais uma sessão ordinária na sequência do ano legislativo, onde os vereadores discutiram e apreciaram matérias em trâmite na Casa.

Todos os vereadores estiveram presentes.

Seguindo o rito da Casa, o primeiro secretário da mesa diretora, vereador Ademilson Chaves fez a leitura da ata da sessão anterior e a chamada dos vereadores, para em seguida fazer a leitura do expediente.

Foram analisadas as seguintes matérias:

O PL 004/2019 de autoria do Poder Executivo que objetivava modificar a Lei Complementar 590/2017, que trata da organização administrativa do Poder Executivo Municipal, alterar a Lei Municipal N° 575/2016, acrescentando mais 03 vagas ao cargo de advogado, além de instituir a Procuradoria Geral do Município, que já havia tido os seus pareceres das comissões competentes, apresentados desfavoráveis e rejeitados pelos vereadores por 5 votos a 3 no plenário da Casa, foi levado a votação e igualmente rejeitado em plenário pelos vereadores por 5 votos a 3.

Já o PL Legislativo 002/2019, que cria os cargos comissionados de Procurador Jurídico e Contador Geral da Câmara de Vereadores de Juripiranga, teve seus pareceres favoráveis das comissões competentes, sendo colocados em discussão. Não havendo vereador que quisesse discutir, os pareceres foram levados à votação e aprovados por unanimidade. O projeto foi levado também à discussão e não tendo questionamentos, foi colocado em votação. Como se tratava de um projeto que tramitava em regime de urgência, o mesmo foi colocado em votação única e aprovado por unanimidade em plenário.

O PL 006/2019, que estabelece as diretrizes para a elaboração do Orçamento Geral do Município relativo ao exercício de 2020, que já havia tido os seus pareceres das comissões competentes aprovados na sessão ordinária anterior, foi levado a discussão e não tendo questionamentos, foi levado ao plenário para a primeira votação, obedecendo os trâmites legais e aprovado por unanimidade.

No Grande Expediente, o vereador Ademilson Chaves usou a palavra para informar que está apresentando dois requerimentos na próxima sessão. Um deles solicita a instalação de lombadas no encontro da Rua Piauí com a Rua Centro Cívico, no centro da cidade, num trecho de grande movimento de transeuntes, principalmente de estudantes da Escola Estadual Demétrio Toledo, justificando que o equipamento servirá para prevenir acidentes. Já o outro, solicita obras de escoamento de águas de esgoto na Rua Alagoas, que tem causado transtornos aos moradores daquela rua, nos moldes da ação que vem sendo executada na Rua São Paulo. Também lembrou do falecimento do cantor Gabriel Diniz, que causou comoção em todo o país, dizendo que o mesmo transmitia muita alegria a população. Ele também avaliou a mudança de horário das sessões na Câmara, dizendo que a população mesmo assim não tem comparecido como deveria, esperando que o povo se conscientize, compareça e participe das decisões da Casa.

O vereador Edson Manoel dos Anjos cobrou da gestão municipal, uma intervenção num terreno da Rua Guanabara, que segundo ele, os moradores daquela localidade estão sendo prejudicados por que este referido terreno se tornou um lixão, atraindo insetos e animais.

O vereador Caio Neto lamentou o falecimento de Dona Marlene da farmácia, moradora de Ibiranga conhecida por todo mundo, que faleceu nesta última segunda-feira, assim como também lamentou a morte trágica do popular Padre Otávio, que já foi pároco de Juripiranga e candidato a prefeito na cidade, deixando seus amigos consternados. Também lamentou a morte do cantor Gabriel Diniz, que comoveu muitos fãs que o acompanhavam. Informou também que vai apresentar um requerimento na próxima semana que solicita a instalação de lombada na Rua Senador Rui Carneiro para coibir o tráfego de motos e carros em alta velocidade, evitando possíveis acidentes.

O presidente Tiago Mariz também lamentou as mortes de Dona Marlene e do Padre Otávio, assim como do cantor Gabriel Diniz, prestando as suas condolências. O mesmo ainda sugeriu que os vereadores Ademilson Chaves e Caio Neto unificassem os seus requerimentos e incluíssem uma indicação sua para a instalação de outra lombada na Rua Paraíba, ideia que foi prontamente aceita por ambos os vereadores. Também mostrou repúdio contra a construtora que vem conduzindo as obras do Mercado Público Municipal, que vem deixando entulhos da obra obstruindo ruas no entorno da construção, solicitando que a prefeitura faça uma notificação. Aproveitou para convidar a população para comparecer a plenária da 12ª regional do Orçamento Democrático Estadual, que acontecerá em Itabaiana nesta quinta-feira dia 30 de maio, onde a gestão municipal disponibilizará transporte de ida e vinda, para quiser participar deste importante evento.

E nada mais tendo a tratar, encerrou a sessão.