PLs 017/19 e 018/19 têm pareceres aprovados em 1ª votação em sessão ordinária.

Vereadores se reuniram em mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Juripiranga na manhã desta quarta-feira dia 30 de outubro, para analisar matérias em trâmite e discutir questões de interesse da população.

A sessão teve seu andamento transcorrido normalmente, com a execução do Hino Nacional, a leitura da ata da sessão anterior e a chamada dos vereadores.

Todos os vereadores marcaram presença.

Como pauta do dia, foram apresentados os pareceres da Comissão de Justiça e Redação acerca do PL017/19 que estima a receita e fixa a despesa da Prefeitura Municipal de Juripiranga para o exercício econômico e financeiro de 2020 (LDO) e do PL 018/2019 que altera anexo da LDO do PPA para o exercício de 2020, projetos orçamentários das finanças municipais para o próximo ano. A Comissão de Justiça e Redação emitiu pareceres favoráveis a ambos os projetos e assim, foram submetidos à discussão e, não tendo quem questionasse, foram levados à primeira votação, sendo aprovados por unanimidade.

Ainda como pauta na Casa, foi apresentado o Decreto Legislativo 019/2019, de autoria do vereador Caio Neto, que institui o projeto “Câmara Itinerante”, que tem por objetivo levar os serviços da Casa mais próximo do cidadão, em diversas localidades da cidade, sugerindo que sejam realizadas quatro vezes por ano.

Após a leitura, o vereador Caio Neto, autor da matéria, defendeu a proposta que segundo ele é levar o trabalho legislativo para junto da população nos quatro cantos da cidade. Também falou que com a modernidade, não se precisa deslocar todo os equipamentos da Câmara e sim apenas uma caixa de som e microfone, evitando danos ao patrimônio da Casa.

O vereador Sérgio Cabral se antecipou dizendo que aprova o projeto, colocando a disposição os equipamentos necessários para as sessões itinerantes.

O referido decreto legislativo será apreciado em breve.

No Grande Expediente, o vereador Ademilson Chaves também se antecipou dizendo que aprovará o Decreto Legislativo 019/19, salientando que nos dias atuais a realização das sessões é viável e não acarretará prejuízos a Casa Legislativa em termo de avaria de equipamentos, como acontecia antigamente. Sugeriu que estas sessões sejam realizadas à tarde, para proporcionar uma maior participação da população.

Caio Neto voltou a falar no Grande Expediente e destacou a volta do projeto “Prefeitura Itinerante” da Prefeitura de Juripiranga, realizado na semana passada na comunidade rural do Sítio Barra, elogiando a grande participação das pessoas que moram naquela localidade, onde eles puderam expressar seus desejos e fazer as suas reivindicações, numa reunião muito proveitosa e participativa. Falou que está preparando uma indicação que será apresentada na próxima semana, atendendo um pedido dos moradores da zona rural durante o encontro, que solicitaram a construção de uma nova escola naquela comunidade.

Caio da Costa Araújo parabenizou o prefeito Dr Paulo Dália pela volta do projeto “Prefeitura Itinerante”, dizendo que não pôde comparecer a reunião na zona rural porque estava na ocasião com o filho doente. Aproveitou para informar que fará uma indicação por meio da sugestão dos moradores da zona rural que solicitaram também a perfuração de poços para melhorar o abastecimento de água naquela localidade

José Cláudio Cândido também se adiantou dizendo que aprova o Decreto Legislativo 019/19 de autoria do vereador Caio Neto. Também informou que fará uma indicação para a construção de uma passagem molhada na zona rural solicitada pelos moradores durante o projeto “Prefeitura Itinerante”, que facilitará a locomoção na localidade. Disse também que apresentará um requerimento para a construção de um banheiro nas áreas de bares do centro de Juripiranga próximo a Igreja Católica.

O presidente Tiago Mariz usou a palavra para fazer votos de sucesso ao projeto “Câmara Itinerante”, falando que o mesmo será de muita importância para uma melhor relação com a população, a exemplo do projeto “Prefeitura Itinerante”, onde o povo solicitou diversas melhorias na comunidade do Sítio Barra. Ele ainda informou que também prepara uma indicação para atender um pedido do povo da zona rural, para a construção de uma parada de ônibus coberta para dar conforto aos estudantes que esperam a chegada do transporte escolar.

E nada mais tendo a tratar, encerrou a sessão.