Projeto de Emenda ao regimento interno propõe alteração do horário das sessões na Câmara Municipal de Juripiranga.

Na noite desta quarta-feira dia 10 de abril, vereadores se reuniram em mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Juripiranga para dar andamento ao ano legislativo e tratar de assuntos de interesse da Casa e, sobretudo, da população.

A reunião não contou com as participações dos vereadores Caio da Costa Araújo(Caioca), José Cláudio Cândido, Rozil Pereira e do presidente Tiago Mariz, que justificaram as suas ausências. Na ausência do presidente, quem assumiu o posto interinamente foi o primeiro secretário da Mesa Diretora, o vereador Ademilson Chaves, e consequentemente, os trabalhos da Mesa ficaram a cargo do segundo secretário, vereador Caio Neto. Os demais vereadores compareceram normalmente.

Após lida a ata da sessão anterior e a chamada dos vereadores, foi apresentado o Projeto de Lei 001/2019 de Emenda ao Regimento da Casa, de autoria do Poder Legislativo, que propõe alterar o horário para a realização das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Juripiranga. Dadas às justificativas que norteiam o projeto, o mesmo foi encaminhado para as comissões competentes que posteriormente apresentarão seus pareceres.

No Grande Expediente, o vereador Caio Neto, justificou a propositura do projeto de alteração do horário de realização das sessões na Câmara, explicando que a ideia foi uma iniciativa do vereador Edson Manoel dos Anjos (Nó Cego) que percebeu que em diversas Câmaras Municipais da região, as sessões são realizadas no primeiro período do dia. Caio Neto também ressaltou que a mudança de horário proporcionará facilidade de acesso aos estudantes da rede municipal de ensino, assim como toda a população, que poderão acompanhar com mais facilidade as sessões durante o dia. Ele também agradeceu pela recuperação da iluminação da Praça Frei Damião por parte da gestão municipal que está instalando materiais de qualidade para em breve ter toda a iluminação concluída. Destacou também as ações da gestão municipal em parceria com os deputados que vem trazendo muitos benefícios para a população. Também cobrou dos deputados da oposição que apresentem benefícios a população, algo que até agora não aconteceu.

O vereador Edson Manoel dos Anjos (Nó Cego) usou a palavra para agradecer aos colegas pela recepção a sua iniciativa em criar o projeto para alterar o horário das sessões da Câmara para as 09:00h, justificando também que a mudança ajuda a população em ter um contato melhor com os vereadores em um horário mais acessível para todos. Também falou que as melhorias na Praça Frei Damião devem contemplar a recuperação da imagem de Frei Damião que fica no centro da praça, a pintura, assim como também cerca de 100 metros de calçamento do entorno da praça que segundo ele, podem ser feitas com recursos próprios por ter um custo pequeno.

Também afirmou que o deputado Manoel Ludgério passou para a base de apoio do Governo, deixando de ser oposição, passando a ser de situação, e que possivelmente em breve, ele poderá trazer benefícios para o município. Ele também informou que vem tentando entrar em contato com a deputada federal Edna Henrique e que vai continuar tentando e que de sua parte vem fazendo o que é possível pela população.

O vereador Caio Neto voltou a usar a fala para perguntar ao vereador Edson Manoel dos Anjos se de fato o deputado estadual Manoel Ludgério havia aderido a bancada de situação, dizendo que o que ouviu falar sobre isso circula na internet em blogs noticiosos. Porém disse que se caso seja verdade, as cobranças para com o referido deputado serão triplicadas, isso porque a partir de agora o mesmo não poderá usar a desculpa de que não consegue trazer nada ao município porque é deputado de oposição ao governo.

O vereador Edson Manoel dos Anjos voltou a falar sobre a Praça Frei Damião, rebatendo o atual secretário municipal de administração,  que falou em programa de rádio que o problema da praça seria de mais de oito anos, sendo que o mesmo fez parte da gestão anterior, afirmou o vereador. Lembrou que o deputado Efraim Filho também tem um grande acesso ao presidente da república e que a deputada Edna Henrique não tem.

Caio Neto pediu uma parte na fala de Edson Manoel dos Anjos dizendo que Efraim Filho conseguiu diversas emendas parlamentares durante o seu mandato mesmo sendo oposição ferrenha ao PT.

Ao final, o presidente interino Ademilson Chaves parabenizou os colegas vereadores Caio Neto e Edson Manoel dos Anjos por debaterem de forma sadia as questões da Câmara e da cidade de forma democrática e sem ofensas, mesmo ambos estando em lados opostos.

Não tendo mais nenhum vereador que quisesse usar a palavra, o presidente interino Ademilson Chaves encerrou a sessão.