Sessão Solene comemora o Dia do Espiritismo.

Autoridades locais e estaduais, além de servidores do município, colaboradores municipais, comunidade espírita e a população em geral prestigiaram na noite desta quarta-feira dia 18 de abril no plenário da Câmara Municipal de Juripiranga, uma Sessão Solene em homenagem e celebração ao Dia do Espiritismo.

A sessão solene, que foi requerida pelo vereador Caio Neto também celebrou a criação do Dia Municipal do Espiritismo, uma propositura do vereador Edson Manoel dos Anjos (Nó Cego), pleiteada através de requerimento do mesmo, que já havia sido aprovado por unanimidade naquela Casa Legislativa.

Compareceu ao evento o prefeito de Juripiranga, Drº Paulo Dália Teixeira, o presidente da Câmara Municipal do município, o vereador Tiago Mariz, os vereadores Caio da Costa Araújo e Caio Neto, secretariado municipal, além dos convidados especiais representando a autoridade espírita estadual, através da presença do atual presidente da Federação Espírita da Paraíba, Marcos Lima e do ex-presidente da Federação Espírita da Paraíba e Procurador de Justiça da Paraíba, Drº José Raimundo Lira, que foi o palestrante da noite.

A cerimônia foi marcada por uma atmosfera de muita paz e mensagens positivas, onde os presentes puderam conhecer um pouco mais o papel da doutrina espírita na sociedade, não apenas como instituição religiosa, mas também agente de mobilização social.

Abrindo os trabalhos, representando o Núcleo Espírita Joana de Angelis, Ino Lucas fez um breve resumo da história do movimento espírita em Juripiranga, destacando o ínicio da doutrinação nos anos 1960 através da saudosa Dona Oscarina, que começou a plantar as primeiras sementes do espiritismo na cidade, destacando também as primeiras reuniões espíritas no ano de 1994 promovidas pelos saudosos Martinho Jr e Carly Araújo, onde se concebeu a ideia de criar um grupo que se reunisse em encontros mediúnicos, culminando consequentemente na criação um centro espírita na cidade, sendo assim criado o Núcleo Espírita Joana de Angelis. Também ressaltou a importância do movimento espírita na cidade como instituição, tendo já sido reconhecida como de utilidade pública municipal no ano de 2005 e estadual em 2009, culminando agora em 2018 com a criação por meio de lei do Dia Municipal do Espiritismo.

O presidente do Núcleo Espírita Joana de Angelis, Manoel Santana permeou a sua fala destacando a palavra gratidão como síntese da história da doutrina espírita em Juripiranga, lembrando do trabalho dos primórdios que por consequência fizeram chegar até ele e transformar a sua vida. Destacou também que ser espírita é rechaçar qualquer possibilidade de proselitismo, de arrebanhamento ou sectarismo religioso, podendo qualquer pessoa em qualquer credo praticar as ações espíritas, que se resumem essencialmente na caridade  e no amor.

O ex-presidente da Federação Espírita da Paraíba e Procurador de Justiça do Estado, Drº José Raimundo Lira, com muito bom humor e simplicidade conduziu uma palestra acessível, aprofundando-se na cronologia da doutrina espírita ao longo dos anos, destacando a importância da quebra de paradigmas através do lançamento do famoso “O Livro dos Espíritos” lançado no ano de 1857 pelo autor e escritor Allan Kardec, que representa historicamente o marco oficial da codificação espírita ao redor do mundo.

O presidente da Federação Espírita da Paraíba, Marcos Lima, destacou o 18 de abril de 2018 como um dia histórico para os juripiranguenses, revelando que a cidade, pelo fato da criação do Dia Municipal do Espiritismo, acaba de entrar no grupo de mais de 40 cidades paraibanas que também instituíram a data, o que amplia a disseminação da doutrina espírita por todo o estado da Paraíba.

O autor do requerimento da sessão solene, o vereador Caio Neto, falou do respeito que todos devemos ter a todas as religiões e também ressaltou a importância da doutrina espírita não apenas no aspecto religioso como também no trabalho social desenvolvido ao longo do tempo, atendendo muitas famílias carentes do município, destacando neste sentido o importante trabalho iniciado pela saudosa ex-vereadora Dona Oscarina que ajudou a disseminar a doutrina espírita na cidade. O vereador também aproveitou a oportunidade para relatar algumas possíveis experiências mediúnicas ocorridas com ele ao longo dos anos.

O presidente Tiago Mariz classificou como gratificante em promover momentos importantes para a população por meio da Câmara Municipal e que a sessão solene em homenagem ao Dia do Espiritismo transmitiu muita paz e fé para os presentes, mostrando-se muito satisfeito com a realização do evento.

O prefeito Drº Paulo Dália disse que toda a religião ou doutrina que pregue o amor ao próximo e o amor a Deus é importante nos dias de hoje, marcados por tanto desamor. O mesmo fez um apelo para que as instituições religiosas intensifiquem a disseminação do amor para resgatar a essência das pessoas e citou a doutrina espírita como exemplo a ser seguido por todos nós. Elogiou também as iniciativas dos vereadores Edson Manoel dos Anjos ( Nó Cego) e Caio neto pelas inciativas em proporcionar homenagens tão justas a uma instituição tão importante que tanto faz pela nossa população.

Ao final, Maria Cristiane, integrante do Núcleo Espírita Joana de Ângelis, que mediou toda a sessão solene, agradeceu as autoridades presentes, assim como os convidados da cidade e de outras localidades que se fizeram presentes ao evento, convidado todos a comparecerem depois de encerrado o evento ao Núcleo Espírita para confraternizarem em uma recepção com a oferta de um delicioso lanche.

Câmara Municipal de Juripiranga, Casa Caio Correia de Araújo.