Sessão solene encerra ano legislativo na Câmara Municipal de Juripiranga.

Foi em clima de celebração que a Câmara Municipal de Juripiranga realizou a última sessão do ano na noite da última quarta-feira dia 19 de dezembro, com a presença de autoridades locais e da população em geral.

Sob caráter solene, a reunião, que antecipou as celebrações pelo aniversário de 57 anos de emancipação política do município, comemorado no dia 22 de dezembro, contou com a presença do prefeito Drº Paulo Dália, que esteva acompanhado do seu secretariado, dos vereadores Caio Neto, José Cláudio Cândido, Caio da Costa Araújo, Ademilson Chaves e do presidente da Casa, Tiago Mariz, além de representantes da sociedade civil, que também participaram do evento.

Os vereadores Elton José, Rozil Pereira, Sérgio Cabral e Edson Manoel dos Anjos justificaram suas ausências.

Após o rito protocolar de fazer a chamada dos vereadores e a leitura da ata da sessão anterior, os trabalhos foram iniciados com a apresentação de um requerimento que reivindicava o título de cidadão honorário juripiranguense ao popular Júnior José da Silva, também conhecido como Junior Palmeirense. A ideia é valorizar os bons préstimos do referido desportista em incentivar as práticas esportivas, sobretudo futebolísticas, na vida de crianças no município, uma ação também de cunho social.

O requerimento entrou em discussão em plenário e não tendo nenhum questionamento, também foi levado a votação e aprovado por unanimidade. Ficou acertado que tal comenda será entregue ao homenageado no início do ano legislativo de 2019.

Na sequência, várias autoridades discursaram na tribuna.

O vereador Ademilson Chaves, agradeceu e festejou o ano de muito trabalho na Casa, com a aprovação de todos os projetos de lei do Poder Executivo, permitindo que prefeito e sua equipe pudessem fazer uma boa gestão pública, com mais agilidade e eficiência. O mesmo se colocou à disposição para durante o mês de janeiro, mesmo com o recesso parlamentar, ser convocado e comparecer as sessões extraordinárias de importância. Também aproveitou a presença do prefeito para sugerir a implantação de lombadas no final da Rua Espírito Santo, coibindo assim o tráfego acelerado que resulte em acidentes naquela via.

O vereador Caio Neto também destacou a importância da aprovação dos projetos do Poder Executivo, também se colocando à disposição para participar das sessões extraordinárias do mês janeiro, onde projetos de lei de grande importância passam a tramitar em regime de urgência. Ele aproveitou para desmistificar as mentiras lançadas por pessoas ligadas a oposição no município, lançadas nas redes sociais, que tentaram confundir a opinião pública ao longo do ano.

O vereador José Cláudio Cândido, falou também corroborando com os colegas, que também se coloca à disposição para durante o recesso legislativo, colaborar com a apreciação e votação de projetos de lei importantes para o município no início do ano. Por fim desejou uma boa passagem de ano para os presentes no evento e para todos os juripiranguenses.

Primeiro secretário municipal da noite a usar a tribuna, Ino Lucas, responsável pela pasta da Infraestrutura, lamentou a não presença dos vereadores de oposição que segundo ele, desperdiçaram uma boa oportunidade de fazer seus questionamentos e  apresentar as suas demandas sob a presença do chefe do Poder Executivo. Parabenizou a atual legislatura, sob a presidência do vereador Tiago Mariz, que segundo ele, tem seguido seriamente o regimento da Casa, assim como elogiou os vereadores atuais por saberem entender a importância para o município em aprovar os projetos do Poder Executivo, que beneficiaram a população em geral, além de cumprir com os ajustamentos acordados com o Ministério Público da Paraíba. Por fim, parabenizou Juripiranga pelos 57 anos de emancipação política, comemorados no próximo sábado dia 22 de dezembro.

O secretário de Administração e Planejamento, Osmar Anízio, também agradeceu a sensibilidade dispensada pelos vereadores, com a aprovação dos projetos enviados pelo Poder Executivo municipal, que foram de grande importância para o desenvolvimento do município. Valorizou também o amadurecimento da população em aprovar e apoiar a gestão do prefeito Drº Paulo Dália, dando-lhe a oportunidade de prosseguir no rumo do trabalho.

A secretária de Desenvolvimento Social do município, Marta Marinho também celebrou a atual legislatura por respeitar o regimento da Casa com muita moralidade, destacando também o brilhante trabalho dos vereadores, que de forma amadurecida, souberam analisar os projetos de lei do Executivo, entendo a importância dos mesmos para o desenvolvimento do município.

O secretário de Educação, Rodrigo Cavalcante fez uma breve reflexão sobre os desafios e as conquistas por meio da boa implementação das políticas públicas em educação na gestão municipal, destacando que 2018 foi um ano de árduas batalhas, mas de grande satisfação pelas metas atingidas.

A secretária municipal de Finanças, Vanda Fernandes Santos, parabenizou aos vereadores por estarem irmanados durante todo  2018, que segundo ela, se constituiu num ano de grandes desafios, dificuldades e muita luta, mas também de grandes vitórias em todos setores da administração municipal.

Em sua fala, o prefeito Drº Paulo Dália, agradeceu ao Poder Legislativo pela fundamental parceria, que resultou num grande número de conquistas alcançadas pelo município, por conta da aprovação dos projetos de lei do executivo enviados para aquela Casa Legislativa. O mesmo fez um breve balanço das conquistas do município, como o melhor índice IDEB da história da educação de Juripiranga, a grata conquista em parceria com o Governo do Estado da Paraíba de uma nova escola municipal de ensino fundamental, a intitulada Escola Prefeito Arnaldo Mouzinho da Silva, a aquisição recente de dois ônibus escolares de grande porte, aquisição de equipamentos eletrônicos e de informática para equipar as escolas, reforma dos PSFs, aquisição de equipamentos modernos para a saúde municipal, manutenção dos serviços ofertados pela secretaria de desenvolvimento social, entre tantas outras conquistas nas diversas áreas da administração municipal. Creditou uma boa parte destas conquistas ao papel dos deputados Efraim Filho e Ricardo Barbosa, além do senador Raimundo Lira. Também agradeceu a família Ribeiro, que mesmo sendo de um outro grupo político, destinou recursos para o município. Falou também da pavimentação de várias ruas do município, assim como as reformas das escolas estaduais Demétrio Toledo e Teonas da Cunha Cavalcanti, reverenciando o mandato do governador Ricardo Coutinho, classificando como o melhor governador da história da Paraíba.

O presidente Tiago Mariz parabenizou os vereadores pelo belo trabalho e pelas conquistas alcançadas em 2018.  Classificou como um privilégio para o município ter à frente da gestão o prefeito Drº Paulo Dália, a quem considerou como o melhor prefeito da história de Juripiranga, com o mérito de comandar a gestão pública do município num momento de grandes dificuldades e ainda assim, fazer com que o município se desenvolva progressivamente, num grande exemplo de como se administra os recursos públicos de forma honesta e eficiente. Aproveitou também para agradecer os vereadores pela eleição antecipada, que resultou na sua recondução a presidência da Casa no biênio 2019/2020. Por fim agradeceu a todos os funcionários da Câmara Municipal pelo empenho durante todo o ano e encerrou a sessão desejando um feliz Natal e um próspero Ano Novo para todos os juripiranguenses.

Realização: Câmara Municipal de Juripiranga, Casa Caio Correia de Araújo.

 

COMPARTILHAR