Vereadores aprovam projeto de lei que determina novo horário das sessões.

A Câmara Municipal de Juripiranga apresentou uma grande novidade para a população. É que o horário das sessões que até a semana passada ocorria sempre às 19h30min, a partir de agora passa a ser no período da manhã, a partir das 09h00min.

A mudança foi fruto de um Projeto de Lei Legislativo Modificativo, o PL001/2019, de autoria do vereador Edson Manoel dos Anjos, em que se solicitava a mudança de horário, com o objetivo de proporcionar uma maior facilidade de acesso à população em geral as sessões em plenário, num horário que fosse conveniente para todos.

O PL 001/2019 já vinha sendo discutido entre os vereadores, tendo sido construído um consenso, observando que a mudança seria boa para todos.

Por conta deste consenso, a sessão ordinária desta quarta-feira dia 15 de maio já ocorreu pela manhã reunindo a maioria dos vereadores, excetuando o vereador Elton José, que não pode comparecer e justificou a sua ausência.

E após a leitura da ata da sessão anterior e a chamada dos vereadores, o primeiro secretário da Mesa Diretora, Ademilson Chaves, fez a leitura do expediente.

Foram apresentados dois projetos de Lei de autoria do Poder Executivo. O PL006/2019 estabelece as diretrizes para a elaboração do Orçamento Geral do Município relativo ao exercício de 2020 e o PL007/2019 altera dispositivo da Lei Municipal nº 533/2013, que criou no âmbito do município o Prêmio da Qualidade e Inovação – PMAQ. Ambos foram encaminhados para as comissões competentes analisarem e emitirem seus pareceres sobre cada um.

Já o PL001/2019, que prevê a mudança de horário das sessões da Câmara, já havia passado por todos os trâmites da Casa, tendo inclusive seus pareceres já votados e aprovados, habilitando o mesmo para ser analisado e votado em plenário.

Como não houve questionamentos, o PL001/2019 foi levado a votação e aprovado pela unanimidade dos vereadores, oficializando então a mudança de horário das sessões na Casa, que partir de agora, passam a acontecer sempre às 09h00min.

No Grande Expediente, o vereador Ademilson Chaves parabenizou a mudança de horários das sessões e justificou a alteração que possibilitará uma maior participação da população nas reuniões no plenário. Ele aproveitou a oportunidade para falar sobre a grande mobilização em todo o país nesta quarta-feira dia 15 de maio, em razão do anúncio do Governo Federal de cortar 30% dos recursos destinados ao ensino superior, dizendo categoricamente que o presidente Jair Bolsonaro está mexendo em uma casa de marimbondo. Lembrou também que o Governo Lula criou mais de 100 universidades em todo o país, valorizando o ensino superior público. Foi taxativo ao dizer que o Governo Bolsonaro é irresponsável e que os cortes poderão levar os jovens ao mundo da criminalidade. Destacou também que em 05 meses de governo, as mudanças prometidas pelo novo presidente não saíram do papel, além das projeções de crescimento da economia não serem nada animadoras. Segundo ele, para piorar ainda mais, o governo insiste com a reforma da previdência que vai atingir drasticamente a população mais pobre do país.

O vereador Sérgio Cabral solicitou da prefeitura uma melhor organização da feira nas imediações da Avenida Brasil, levantando reclamações de comerciantes da via que se dizem prejudicados com o tráfego de carros tumultuando os dias de feira.

O vereador Caio Neto voltou a falar sobre as denúncias de mau atendimento por parte de alguns servidores da saúde. Ele disse que investigou as denúncias sobre o caso de uma enfermeira que estaria atendendo insatisfatoriamente a população e constatou boa parte das denúncias eram anônimas e que boa parte delas é para prejudicar a profissional da saúde.

O vereador Rozil Pereira também voltou a falar sobre o mau atendimento de uma recepcionista na Unidade Mista de Emergência, dizendo que a mesma não tem capacidade para exercer o cargo, lembrando o episódio que aconteceu com ele mesmo, quando segundo ele, foi mal atendido pela funcionária. Ele alertou que este tipo de situação não é boa para a imagem da gestão, cobrando providências.

O vereador Caio da Costa Araújo, celebrou a aprovação do PL001/2019 que alterou o horário das sessões na Casa, parabenizando o vereador Edson Manoel dos Anjos pela autoria da matéria aprovada. Também aproveitou para parabenizar a gestão municipal por dar início as obras de esgotamento sanitário na Rua São Paulo, tirando segundo ele, a lama da porta da casa dos moradores.

O vereador Edson Manoel dos Anjos, autor do PL001/2019, agradeceu a aprovação por unanimidade dos colegas vereadores, dizendo que a mudança será benéfica para todos.

Ao final, o presidente Tiago Mariz se disse satisfeito com a primeira reunião no novo horário, onde praticamente todos os vereadores presentes usaram a tribuna. Parabenizou também as celebrações alusivas ao Dia das Mães proporcionadas pela Prefeitura de Juripiranga, através da Secretaria Municipal de Educação, quando ele, juntamente com o prefeito, o vice-prefeito e o secretário municipal de educação percorreram todas as escolas municipais, tanto na zona urbana quanto na zona rural, prestigiando as comemorações.

Encerrou a sessão convidando os vereadores e familiares a participarem da Noite Mariana na Capela ao lado da Câmara na noite desta quarta-feira dia 15 de maio, a partir das 19h00min, assim como a Noite Mariana na Igreja Católica Matriz de Juripiranga na próxima terça-feira dia 21 de maio, também às 19h00min.