Vereadores se reúnem em sessão ordinária na Câmara Municipal de Juripiranga.

A Câmara Municipal de Juripiranga voltou a se reunir na manhã desta quarta-feira dia 03 de junho em sessão ordinária para analisar projetos que entraram em trâmite de urgência na Casa Legislativa

A sessão foi realizada levando-se em consideração o momento da pandemia do novo coronavirus, tomando todas as precauções e seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde, com os vereadores presentes utilizando máscaras de proteção, obedecendo ao distanciamento social e se higienizando com álcool gel.

Seguindo o rito da Casa, inicialmente foi executado o Hino da Paraíba e em seguida a chamada dos vereadores. Com a exceção dos vereadores Rozil Pereira e José Cláudio Cândido que justificaram as suas ausências, os demais participaram da sessão.

Foram apresentados os PL018/2020, que autoriza a desafetação de bens públicos e a respectiva utilização, por alienação, arrendamento, comodato, concessão no âmbito de parcerias público-privadas e outras modalidades de uso pelo Poder Executivo Municipal, e o PL 019/2020, que autoriza a desafetação de bens públicos e a respectiva utilização por alienação, por doação, conforme específica, e determina outras providências.

Ambos os projetos já tramitavam em regime de urgência urgentíssima na Casa, sendo analisados pelas comissões de Justiça e Redação, Finanças, Orçamento e Fiscalização e Urbanismo e Infraestrutura, tendo os seus pareceres aprovados por unanimidade.

Colocados em discussão, os pareceres não receberam nenhum questionamento, sendo então colocados em votação e aprovados por unanimidade, habilitando os projetos de lei para serem analisados e votados.

Sendo assim, os mesmos foram levados à discussão e, não havendo vereador que quisesse discuti-los, foram colocados em votação e aprovados por unanimidade, sendo então, encaminhados à sanção do prefeito.

Também foi apresentado o PL 017/2020, que estabelece diretrizes para a elaboração do orçamento geral do município relativos ao exercício de 2021. O mesmo foi encaminhado às comissões competentes para serem emitidos os seus respectivos pareceres.

No Grande Expediente, o vereador Sérgio Cabral, usou a palavra para prestar as suas os seus sentimentos a família do seu amigo popularmente chamado de Téo do Ferro Velho, que faleceu nesta terça-feira dia 02 de junho, solicitando em seguida ao presidente da Casa, permissão para ser liberado da sessão para participar de um compromisso inadiável, o que prontamente foi concedido, da mesma forma solicitada pelo vereador Edson Manoel dos Anjos, sendo também atendido.

O vereador Ademilson Chaves também usou a tribuna para parabenizar os seus pares, tanto de situação quanto de oposição, pela a aprovação do PL018/2020 e do PL019/2020 que concedem espaço territorial para a instalação de uma indústria beneficiadora de camarão e peixes em solo juripiranguense que vai gerar centenas de empregos na cidade, uma grande conquista para o município. Também teceu crítica a alguns opositores que durante a semana tentaram polemizar com os projetos num claro intuito de fazer politicagem, sem nenhum embasamento e entendimento sobre o assunto. Também parabenizou a Prefeitura de Juripiranga pelo excelente trabalho através da Secretaria Municipal de Saúde, no combate ao novo coronavirus, com a adoção de medidas de orientação e prevenção, além do acompanhamento clínico das pessoas infectadas pela Covid-19 no município.

O vereador Caio Neto também celebrou a aprovação dos PL018/2020 e 019/2020, que abre as portas de Juripiranga para a chegada de uma indústria de beneficiamento de camarão e peixes, que segundo ele, trará além da geração de emprego e renda, muito mais desenvolvimento para o município. Também destacou o combate ao novo coronavirus na cidade com excelente trabalho da Secretaria Municipal de Saúde que vem tomando medidas e realizando ações para combater a pandemia de forma eficiente e acertada. Fez críticas a oposição que usa o momento para fazer politicagem com a atual gestão municipal, tendo sua fala corroborada pelo presidente Tiago Mariz, em parte cedida ao mesmo. O vereador Caio Neto ainda elencou as inúmeras obras a ações tocadas pela Prefeitura de Juripiranga, elogiando a gestão municipal, que segundo ele se destaca em toda a região.

O presidente da Casa, vereador Tiago Mariz, destacou o papel da Câmara Municipal sempre buscando não apenas fiscalizar o poder público, como também apoiar a aprovar todos aqueles projetos que venham beneficiar a população, mostrando assim uma visão ampla sobre o que é melhor para a população. Por fim, celebrou a sua recuperação e de sua esposa, que contraíram a Covid-19, agradecendo a todos que torceram pelo seu restabelecimento.

E nada mais tendo a tratar, o presidente Tiago Mariz, deu por encerrada a sessão.